Informe:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

QUATRO NOVOS ÔNIBUS A DISPOSIÇÃO DO BAIRRO FRAGATA (Coletivos são os primeiros com a tecnologia Euro V na frota da empresa TURF):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar, Alexandre Machado, Israel Oliveira e Samuel Pereira.

A partir de agora os moradores do bairro Fragata, em Pelotas, passam a ter novos motivos para deslocarem-se ao centro usando o transporte coletivo, a resposta está no início da operação dos novos ônibus da TURF que aconteceu na última semana. A empresa cinquentenária, dando segmento a sua política anual de modernização, renovou sua frota em mais quatro coletivos adaptados para o transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais, atendendo assim a legislação vigente e tornando o transporte mais igualitário. Os novos veículos foram fabricados pela Comil e são da nova geração do modelo Svelto que recentemente contou com uma reformulação em sua estrutura externa e interna.
Com esta renovação a frota da empresa passa a ser de 56 veículos, sendo 11 equipados com elevadores, o que corresponde a 21% do total.
O chassi dos coletivos é o 17-230 da Volkswagen, que atualmente é administrada pela MAN, o que possibilitou a instalação do motor D-08 que equipa ainda os caminhões que percorrem as estradas brasileiras, tendo como principal novidade a baixa emissão de poluentes. Os novos ônibus já contam com a tecnologia Euro V, a norma do Proconve P7 que entrou em vigor há um ano visa diminuir a quantidade de material particulado que é liberado por veículos movidos a diesel e para isso devem ser abastecidos com o combustível S-50, que expele apenas 50 partículas por milhão.
Para que sejam liberados os índices previstos na norma regulamentadora é necessário a utilização de um aditivo a base de ureia chamado ARLA 32, entretanto os motores MAN não necessitam do reagente, pois são equipados com o sistema EGR que reaproveita os gases, trazendo assim mais economia ao frotista. Tal sistema possui a mesma eficácia do SCR que usa ARLA.
Os coletivos estão atendendo diariamente as principais linhas da empresa e podem ser identificados pelos prefixos 97, 98, 99 e 100.  










domingo, 6 de janeiro de 2013

NOVOS ÔNIBUS DA PENHA COMEÇAM A CIRCULAR NA LINHA DE RIO GRANDE (Coletivos possuem nova identidade visual que remete a empresa a um novo tempo):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Alexandre Machado, Cícero Gomes e Rodrigo de Aguiar.

Eles atiçaram a curiosidade de busólogos e entusiastas da área, mexeram com as lembranças de quem no passado utilizou os serviços da empresa que ficou marcada pelo padrão verde e branco de seus ônibus e agora encantam a uns e desencantam outros, a Viação Nossa Senhora da Penha rompeu paradigmas e trouxe ao mercado novos ônibus que possuem uma nova identidade visual que remetem a empresa a um novo tempo.
Entre as principais novidades, além da mudança de visual, está à compra, pela primeira vez, de produtos da montadora paranaense Mascarello, foram adquiridos vinte coletivos do modelo ROMA 370, Rodoviário Mascarello, que foram encarroçados sobre o chassi K360IB da Scania nas configurações 4x2 e 6x2. Lançado em agosto de 2011, o veículo foi concebido para ser utilizado em linhas de longas distâncias, tornando-se assim mais uma opção de compra para os frotistas brasileiros. Segundo a montadora, o ROMA 370 traz inúmeras inovações desde a parte externa a interna. O novo conjunto ótico vem com faróis de leds e lanternas envolventes e o amplo teto solar privilegia a visão dos passageiros posicionados mais a frente do veículo, facilitando com isso as operações turísticas. O interior possui linhas leves e cores neutras, o objetivo é ressaltar o revestimento das poltronas propiciando um ambiente aconchegante e espaçoso. Outra novidade está no descansa braços embutido no revestimento lateral, dessa forma o passageiro tem mais espaço na poltrona e o corredor ganha mais alguns centímetros e dessa maneira respeita as normas vigentes com relação a sua largura. Além destas novidades, o bagageiro também ganhou mais espaço permitindo uma maior capacidade de carga tornando-se o maior da categoria.
Foram adquiridos ainda vinte veículos fabricados pela Marcopolo, os coletivos, do modelo Paradiso 1200, seguem o que há de mais moderno em tecnologia e conforto.
O revestimento externo do Paradiso é composto, segundo informações do fabricante, de frente, traseira e teto em plástico reforçado, laterais, abaixo das janelas, em painéis de alumínio liso colado e portinholas do bagageiro em chapas de alumínio coladas em uma estrutura do mesmo material. Internamente diversos itens podem vir de forma opcional, mas podemos destacar o novo painel do motorista com o exclusivo sistema satélite, que possibilita ao condutor uma excelente ergonomia ao dirigir o veículo e a porta divisória da cabine que no Paradiso 1200 é corrediça, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
As poltronas são do modelo semileito super soft equipadas com descansa braço central, cabide para bolsas, porta revistas com elástico, descansa pernas com apoio de pés entre outros itens de conforto.
  
VEÍCULOS SEGUEM A TECNOLOGIA EURO V DE EMISSÕES:

Seguindo a determinação do PROCONVE P7, os novos ônibus da empresa já são adequados à nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes, a normatização entrou em vigor há exatamente um ano e tem como missão regular a quantidade de material particulado que é expelido pelos veículos movidos a diesel no país. Segundo a Scania, a série K, as quais os chassis são integrantes, atendem as mais variadas necessidades de capacidade de passageiros, devido às diversas configurações de eixo. O equipamento vem disponível com uma ampla gama de motores, de cinco e seis cilindros, em combinação com caixas de mudanças manuais, automatizadas ou totalmente automáticas.
Outro ponto chama a atenção na linha de chassis rodoviários da série K, graças à instalação do motor, de forma longitudinal na parte traseira, o compartimento de bagagem estende-se desde a dianteira até os eixos traseiros, permitindo que seja grande e de fácil acesso.   

Gostaríamos de agradecer aos responsáveis pela garagem da Penha em Rio Grande e aos motoristas que possibilitaram a realização das fotos para esta reportagem.