Informe:

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GREVE PARA PLEITEAR AUMENTO SALARIAL (Rodoviários de Pelotas aderiram ao movimento após desaprovarem proposta das empresas):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Foto: Roberto Dias jornal Diário Popular.

A comunidade pelotense acordou na manhã desta quinta-feira com o sistema de transporte coletivo em greve, a medida deu-se em virtude da não aprovação da porcentagem de aumento salarial ofertada na última assembleia da categoria. Desde a meia noite de hoje apenas 30% da frota estava operando, o que acabou causando atrasos e transtornos para quem dependia do serviço. Muitas pessoas optaram por usar meios alternativos para poderem chegar a tempo nos locais de seus compromissos.
Em entrevista por telefone o Presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pelotas, Eder Blank, falou com exclusividade ao blog Busologia Papareia sobre a greve, segundo ele os trabalhadores solicitam um aumento de 14% com plano de saúde e manutenção das cláusulas, mas o valor não está sendo aceito pelos empresários.
Nos últimos dias foram realizadas duas assembleias que não surtiram efeito, já na terceira realizada ontem foram apresentados dois valores propostos pelas empresas, onde o primeiro oferecia 6% mais plano de saúde e o outro de 8% sem plano de saúde.
Diante da desaprovação os rodoviários aderiram ao movimento que, segundo Blank, transcorreu normalmente durante o dia. A greve é por tempo indeterminado e até o momento da primeira entrevista a classe patronal ainda não havia se manifestado.  
Em novo contato feito com o Presidente do Sindicato fomos informados de que uma liminar contra a greve havia sido concedida, a ordem da Desembargadora do TRT é de que 70% da frota, o que corresponde a 192 ônibus, circule nos conhecidos horários de pico e fora deste período em 30%, ou seja, 82 coletivos. Na tarde de hoje uma carta foi entregue ao Secretário dos Transportes, Flávio Gastaud, pelo Sindicato em que informava que a determinação judicial seria cumprida a partir desta sexta-feira conforme solicitado. Caso haja o descumprimento da medida será cobrada multa diária de 10 mil reais além de punição individual para os trabalhadores que não cumprirem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário