Informe:

domingo, 23 de dezembro de 2012

Especial Ônibus do Papai Noel: A COMUNIDADE E O PROJETO:


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Divulgação Noiva do Mar.

Chegamos a nossa última postagem especial e nela vamos apresentar o outro lado da história, ou seja, aqueles que utilizam os serviços do Ônibus do Papai Noel e podem ter a oportunidade de terem contato com a magia do natal e os encantos que só esta data possibilita. Vamos mostrar as opiniões e colocações das pessoas que acompanhamos em dois trajetos realizados na tarde do sábado, dia 8, onde vivenciamos momentos de emoção e de felicidade de diferentes gerações.
Nossa primeira viagem começa com os idosos do pensionato Nossa Senhora das Graças, a instituição localizada na Rua Caramuru conta atualmente com onze moradores que estão sob a administração da proprietária Liziane Cozza. Ela contou que os pensionistas tiveram o primeiro contato com o projeto no ano passado e que neste ano ficaram contentes por mais uma vez terem a oportunidade de passear ao lado do Papai Noel e sua turma.
Ao longo do trajeto, que percorreu as principais ruas da cidade até o Porto Novo, percebemos a emoção de um dos passageiros, era o senhor Cristiano Carvalho, o idoso de 86 anos disse que aquele estava sendo um momento muito alegre e que atitudes como essas devem ser mantidas e cultivadas. Carvalho disse ainda que esta é a primeira vez que estava andando em um ônibus, um problema de visão o impediu de continuar dirigindo.
Sentada ao fundo estava dona Maria Estrela, a aposentada disse que esta é uma oportunidade maravilhosa, destacou que este é o seu segundo ano e que essa época deve ser preservada ao máximo no imaginário das pessoas. Quem também conversou conosco foi à simpática Marfizia Cavalcante, ela, que estava acompanhada da filha, Lourdemar de Souza, participou no ano passado e achava muito bonito o trajeto. Lourdemar disse que estava emocionada ao ver a alegria dos idosos e que esta é uma forma de mostrar que eles não estão esquecidos, evitando assim que desenvolvam depressão. Ela concluiu dizendo que mais empresas poderiam adotar esta iniciativa.
Pudemos perceber também o esforço feito pelos funcionários para conduzirem pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, no pensionato conhecemos duas, entre elas dona Ceci de Oliveira. A idosa de 82 anos sofreu um AVC há 12 anos e foi morar no pensionato logo após o falecimento de seu companheiro. As filhas e a neta de dona Ceci comentaram da necessidade da colocação de um coletivo com elevador, assim seria mais fácil e auxiliaria o acesso, tornando-o mais eficaz.
A tradicional foto em grupo encerrou a primeira parte de nossa reportagem.  
O próximo destino foi à vila da Barra, lá diversas crianças da 
Escolinha Real aguardavam a chegada do ônibus que agraciou as crianças com um passeio na beira da praia do Cassino, atraindo a atenção de veranistas que lá estavam. Segundo a coordenadora Bianca Rodrigues, o projeto possui cinco anos de atividades e são atendidas aproximadamente 52 crianças de cinco a quatorze anos que no período extraclasse praticam o futebol como atividade principal. São ministradas ainda aulas particulares para os alunos que encontram dificuldades nas matérias vistas em sala de aula. Ainda segundo ela esta foi a primeira vez que as crianças tiveram acesso ao ônibus.
Junto a ela e atuando como coordenador estava o filho de Bianca, Ruan Estabel, o menino de quatorze anos foi um dos primeiros integrantes e disse que esta oportunidade é um momento único, pois muitas daquelas crianças nunca tinham visto o Papai Noel. Ao longo do trajeto elas receberam balas e fizeram seus pedidos ao bom velhinho que atendeu a todos que o chamavam.

Gostaríamos de agradecer a Viação Noiva do Mar pela oportunidade de acompanharmos uma tarde da vida destes profissionais que não medem esforços para trazerem alegria a todas essas pessoas, fica o ensinamento de que não precisamos de muito para ajudar, necessitamos apenas de pessoas dispostas a doar um pouco de seu tempo em prol do amor e do divertimento. Desejamos a todos um Feliz Natal e que a magia do nascimento do menino Jesus possa renovar em todos nós o sentimento de fraternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário