Informe:

domingo, 16 de dezembro de 2012

Especial Ônibus do Papai Noel: OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA:

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Divulgação Noiva do Mar.

Estamos dando início à primeira postagem de nossa série especial sobre o Ônibus do Papai Noel e vamos começar contando um pouco sobre os três principais responsáveis por levar alegria e felicidade a crianças e adultos da cidade de Rio Grande no mês de dezembro, estamos falando do Papai Noel, Mamãe Noel e do simpático Duende que auxilia na condução e organização do veículo. Na tarde do sábado, dia 8, conversamos com eles e conhecemos a história de cada um e o sentimento de atuarem neste importante projeto de responsabilidade social. 
Engana-se quem pensa que esta é uma atividade fácil, onde basta apenas guiar um coletivo pelas ruas da cidade ao som de músicas natalinas, muito pelo contrário, ali existem pessoas que abdicaram de muitos de seus compromissos para ajudarem de alguma forma a realizar um natal e um final de ano mais digno aos nossos Riograndinos, na oportunidade pudemos ter contato com pessoas que não medem esforços para fazerem o bem ao próximo, enfrentam altas temperaturas no escaldante sol de verão para colocarem um sorriso no rosto de cada passageiro que participa do passeio de aproximadamente 30 minutos que tem seu trajeto elaborado na hora pelo motorista devidamente caracterizado. Ao final do dia todos estão cansados, mas extremamente felizes por terem contribuído e proporcionado momentos felizes a quem provavelmente estava esquecido ou deixado de lado por motivos diversos. Passamos agora a apresentar este trio de sonhos e encantos que é formado pelos seguintes funcionários:

Papai Noel (Adão da Costa) 51 anos – Sua vida profissional começou no circo quando tinha 16 anos, em 1977 como trapezista, atuando em um grupo que ficou conhecido como Os sete maiores trapezistas do Brasil. Ainda no mundo circense, Adão trabalhou como palhaço recebendo o nome de Carretinha. A relação com Rio Grande começou quando esteve pela primeira vez com o Circo Garcia apresentando seu show nas alturas e no picadeiro.
A vinda em definitivo para a cidade mais antiga do estado aconteceu em 1988. Já fora do circo ele passou a vender salgados para sobreviver e através dessa atividade conheceu um dos diretores da empresa, passando a realizar alguns pequenos serviços de transporte por ter experiência em carretas e caminhões de médio porte.
Após a confecção de sua carteira de trabalho passou a trabalhar como cobrador e em pouco tempo assumiu a função de motorista, a qual desempenha até os dias atuais.
Ao ser questionado sobre os próximos anos Adão disse que enquanto tiver saúde estará participando ativamente, pois para ele ver a alegria no rosto das pessoas é um sentimento que não tem preço. Ele finalizou dizendo que este é um momento de relembrar o nascimento de Jesus, celebrar a vida e a união.

Mamãe Noel (Janaína das Neves) 31 anos – Com a missão de auxiliar o Papai Noel no divertimento das crianças e desempenhando o papel com muita propriedade ela atua como cobradora no dia-a-dia e conta que está participando pela primeira vez do projeto e o caracteriza como bom. Janaína acrescenta ainda que quando as crianças entram no ônibus seus olhos brilham, imperando a felicidade. Quando perguntada sobre o momento marcante vivido nesses primeiros dias de atuação ela destacou o passeio realizado com crianças de até dois anos da creche Sapecas em ação, que durante todo o momento prestavam a atenção em todos os movimentos realizados pelo Papai Noel e buscavam acompanhar as músicas tocadas ao longo do trajeto. Quanto a sua participação no próximo ano ainda é muito cedo para decidir, pois ainda existem novas histórias a serem vistas e ouvidas.

Duende (Jonathan Peraza) 28 anos – Trabalhando na empresa desde 2006 ele é o responsável por guiar o ônibus durante os passeios e contou que teve seu primeiro contato com o projeto no ano passado, durante suas férias, quando foi chamado pela gerência da empresa para compor o quadro que estava em aberto. Segundo ele o momento mais gratificante é, assim como o apontado por Adão e Janaína, o da alegria dos passageiros transportados e da festa que é propiciada em cada itinerário realizado. Perguntamos ainda sobre seu futuro no posto e Jonathan respondeu que enquanto estiver na empresa e as pessoas envolvidas permitirem continuará atuando no ônibus.

Até a realização das entrevistas haviam sido feitos vinte e um passeios e aproximadamente mil pessoas tinham usufruído do momento que para muitos estava sendo único e para outros a realização de um sonho, pois nunca haviam tido a oportunidade de conhecerem e abraçarem o bom velhinho. Após nossa descida novas histórias foram embarcadas e novos itinerários traçados, e todas tinham um único destino, o da felicidade! Na segunda e última postagem você irá conferir as entrevistas realizadas com os passageiros que acompanhamos em dois trajetos diferentes pelas ruas de Rio Grande, conhecendo as opiniões sobre o projeto e a emoção gerada com a possibilidade do contato direto com o Papai Noel e sua turma.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário