Informe:

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UM DOCE RETORNO AO PASSADO (A bordo de um Chevrolet 1961 empresa de turismo de Pelotas resgata o passado da cidade considerada a Princesa do Sul):

O nome é bem sugestivo, Expresso Quindim, a coloração amarela do antigo Chevrolet lembra o principal e mais gostoso doce produzido na cidade de Pelotas, no sul do estado. Adquirido da empresa Machado Júnior de São José do Norte, o Quindim realiza passeios durante a FENADOCE, uma das mais tradicionais festas do doce do Rio Grande do Sul, evento este que movimenta a economia e o turismo pelotense. Conhecida como a capital nacional do doce, a relação de Pelotas com estes produtos é de longa data, relatos contam que sua origem teve a influência de Portugal, país onde era intensa a produção de tais guloseimas. O final da escravidão foi o estopim para o declínio das charqueadas, com isso o surgimento dos frigoríficos acabaram fornecendo subsídios para a projeção nacional dos doces. A partir da década de 1920, passou−se a divulgar comercialmente em todo o Brasil a tradição doceira que até então estava restrita ao interior dos casarões. Aproximadamente nesta mesma época, os imigrantes alemães, pomeranos e franceses que viviam em Pelotas passaram a cultivar frutas de clima temperado − principalmente o pêssego − na região colonial da cidade. Esta, e demais frutas, começaram a ser comercializadas ao natural e também na forma de doces, geléias, conservas e pastas.
É com base neste título da cidade que o Sr. Francisco Oliveira adquiriu em 2004 o Quindim. Após um ano de reformas o Chevrolet já estava nas ruas realizando os passeios turísticos pelo centro histórico de Pelotas. Segundo ele, a intenção era transformar o veículo em algo que tivesse a identidade da cidade e aliado a sua cor preferida, o amarelo. De posse disso, bastou apenas realizar a pintura e batizar o Chevrolet de Expresso Quindim, que por onde passa chama a atenção de todos, possibilitando uma verdadeira viagem no tempo. O veiculo por ser destinado ao turismo recebeu algumas modificações em seu interior, um sistema de áudio foi instalado para que as informações dos prédios e casarões pudesse ser passada com mais clareza, novos bancos e piso foram colocados visando um melhor acomodamento do turista. Ao ser questionado sobre qual a importância do Quindim em sua vida e de qual tipo de passeio gosta de realizar, seu Chico respondeu que ele é o seu brinquedo e o que lhe deixa feliz é poder levar a criançada para uma viagem na história do município. Acompanhados pela guia Ana Paula, as crianças conhecem um pouco mais da história de Pelotas e podem interagir com a arquitetura dos prédios, contribuindo assim para o desenvolvimento das futuras gerações. Gostaríamos de deixar expresso o nosso agradecimento ao Seu Chico pela excelente recepção e pelo belo passeio realizado em Pelotas, quem quiser contratar o veículo, basta entrar em contato pelos números (53) 99811624 e 30277070, falar diretamente com seu Chico e agendar seu city tour.
Obs.: As informações referentes à história de Pelotas foram extraídas do site Rota do Charme
www.rotadocharme.com.br/historico

terça-feira, 25 de outubro de 2011

EMPRESA TURF ADQUIRE MAIS QUATRO ÔNIBUS:

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Gregor Rodeghiero (Correspondente Busologia Papareia em Pelotas).
A empresa TURF adquiriu recentemente mais quatro ônibus semi-novos, os coletivos vieram do Rio de Janeiro e pertenceram a Viação Jabour e serão utilizados nas linhas urbanas atendidas pela empresa que compreende a zona oeste da cidade de Pelotas, trazendo mais conforto e qualidade para os usuários. Atualmente a TURF possui 54 carros em sua frota, sendo 51 urbanos e 3 seletivos. A motorização dos novos ônibus está por conta do chassi Mercedes OF-1722M, desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros, sendo equipado com um motor de quatro cilindros e 218 cavalos, proporcionando economia de combustível e alto torque em baixas rotações. Segundo o setor administrativo da empresa, esta renovação se deu em virtude de uma política interna de melhoria da frota, que busca estabelecer cinco anos como idade média e dez como máxima, tornando assim o transporte mais eficaz. Os novos coletivos possuem letreiro digital na parte frontal e bancos de encosto alto que possibilitam uma maior acomodação do passageiro, oportunizando dessa forma uma viagem mais tranqüila. Ainda de acordo com a empresa, os novos ônibus começarão a circular em breve nas principais linhas atendidas pela TURF.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DATC CONSTRUIRÁ NOVA GARAGEM (Autarquia deixará atual prédio que abrigará a nova sede da SMSTT):

O DATC (Departamento Autárquico de Transportes Coletivos) em breve estará de casa nova, as atuais instalações darão origem à nova sede da SMSTT (Secretaria Municipal da Segurança dos Transportes e do Trânsito) e também ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). De acordo com o Superintendente Tailor Moralles, o investimento realizado no ano passado em ampliação da frota foi o estopim para a criação da nova garagem, que será construída na Rua José Bonifácio, no bairro Junção. Tailor acrescentou que a construção da nova sede se dará em virtude do crescimento do município e da necessidade de se estender o centro em decorrência do desenvolvimento proporcionado pelo Polo Naval. Outro ponto importante destacado pelo Superintendente está na criação do memorial da autarquia, por ser a única no Brasil em atividade, Moralles explicou que este fato merece ser destacado e a história do DATC ser contada e compartilhada com a comunidade Riograndina. Não só da notícia da nova garagem resume-se o final do ano para o departamento, ainda em novos veículos serão incorporados a frota, que hoje é composta de 14 carros, e que segundo a administração restam apenas alguns detalhes para dar início ao processo licitatório. Os novos ônibus possuirão o mesmo padrão dos atuais e o objetivo maior do departamento é reverter todo o valor da passagem em qualidade para o passageiro, um bom exemplo é o serviço de internet sem fio que está sendo muito bem elogiado pelos usuários que ao longo do trajeto desfrutam da possibilidade de estarem conectados a redes sociais, minimizando com isso os possíveis cansaços que a viagem possa gerar.















Novas instalações possibilitarão uma melhor disposição da frota.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NO CAMINHO DOS 6000 ACESSOS (Blog Busologia Papareia está prestes a chegar nesta histórica marca):

6000 acessos, esta é a marca histórica que o blog Busologia Papareia está perto de alcançar, desde maio deste ano o blog é responsável por levar as informações do transporte coletivo da região sul do Rio Grande do Sul. Projetado inicialmente para receber postagens mensais, o blog tomou proporções maiores diante das novidades nas frotas das empresas e, as atuais atualizações mensais passaram a ser de semana em semana com intervenções ao longo dos dias se necessário. Para comemorar esta marca, estamos lançando uma enquete com o seguinte questionamento “Ao estarmos prestes a completarmos 6000 acessos queremos sua opinião, como você qualifica nosso blog?”, a votação se estende até o próximo dia 31.10 e esperamos contar com a participação de todos os nossos leitores, dessa maneira teremos uma idéia de como você vê nosso blog e o que acha que deve ser melhorado, tornando assim cada vez mais interativa nossa relação. Mais uma vez só temos a agradecer pelos acessos e pelo crescente número de seguidores, o final do ano está reservando diversas surpresas e todas elas estarão presentes nas paginas de nosso blog, continue acessando e fique por dentro do transporte coletivo da região de uma maneira objetiva e imparcial.

sábado, 1 de outubro de 2011

EXCLUSIVO! PRIMEIRO IRIZAR PB DA REGIÃO É DA PIONESUL:

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Gregor Rodeghiero, correspondente Busologia Papareia em Pelotas.
É comum vermos as empresas da região renovarem suas frotas com carros fabricados por encarroçadoras gaúchas, mas a empresa canguçuense Pionesul quebrou a seqüência, é dela o primeiro Irizar PB da região sul do estado. Construído sobre o chassi Scania K310, o modelo de luxo da montadora paulista desfilará pelas estradas gaúchas levando o nome da empresa e embelezando as paisagens gaudérias. Aerodinâmico e inovador, assim é considerado pela Irizar o modelo PB. De acordo com a empresa, o veículo foi concebido para trazer ao passageiro conforto e bem estar, itens indispensáveis quando o assunto são longas distâncias. A equipe do blog Busologia Papareia foi conhecer o carro 100 da empresa Pionesul e trás para você todas as informações:
Chassi: O K310 oferece excelente desempenho, muita força, elevado nível de segurança e economia de combustível. Além destes atrativos, o K310 ainda trás para motoristas e passageiros diferencias que fazem com que o chassi seja único no segmento que atua. Pedais suspensos e suspensão a ar modernizam e qualificam os produtos da montadora sueca.
Interior: Lembrando os veículos europeus, o interior do Irizar PB segue o padrão mais elevado de qualidade, as linhas suaves e os vidros panorâmicos possibilitam uma excepcional visão dando ao passageiro uma sensação de tranqüilidade e interação com o mundo exterior. Entre todas as inovações, alguns detalhes merecem ser destacados, o pára-brisa inteiriço e o itinerário eletrônico curvo na parte superior fazem do PB um veículo único. As poltronas tanto do motorista como dos passageiros esteticamente estão dentro dos modernos padrões com desenhos exclusivos para a carroceria e revestidos com os mais modernos tecidos.
O novo veículo já está em circulação, porém está realizando uma linha que transporta estudantes para a cidade de Pelotas, em breve estará realizando as linhas regulares atendidas pela empresa.